
Alexei Romanov
Alexei Romanov

Alexei Nikolaevich Romanov nasceu em 12 de agosto de 1904 e foi o último herdeiro do trono da Rússia. Ele era o filho mais novo do czar Nicolau II e da czarina Alexandra Feodorovna. Desde pequeno, Alexei enfrentou uma vida difícil por causa de uma doença chamada hemofilia, que fazia com que seu sangue não coagular bem. Isso tornava qualquer ferimento perigoso, podendo causar dores intensas ou até colocar sua vida em risco.
A hemofilia era uma condição herdada da sua mãe, que tinha o gene passado por sua avó, a rainha Vitória do Reino Unido. A doença trouxe muitos problemas para Alexei, que muitas vezes ficava semanas acamado após pequenos machucados. Apesar disso, ele era conhecido por ser um garoto animado, brincalhão e cheio de energia quando sua saúde permitia.
Para proteger Alexei, a família cuidava dele com muita atenção e limitava suas atividades. Ainda assim, ele tinha um espírito livre e gostava de desafiar as regras sempre que podia. Sua mãe, desesperada para aliviar seu sofrimento, contou com a ajuda de Grigori Rasputin, um homem que a família acreditava ter poderes para curar.
Em 1917, durante a Revolução Russa, Alexei e sua família foram presos. As condições de vida ficaram ainda mais difíceis para ele. Em 1918, com apenas 13 anos, Alexei morreu junto com seus pais e irmãs.
Quando analisamos a vida de Alexei, vemos que na sua vida o fator da hereditariedade teve muito mais impacte do que o meio, pois mesmo sendo o futuro Czar, tendo muitas riquezas, não conseguiu usufruir da sua vida da melhor maneira.
Trabalho de grupo - Nathalie Souza e Pedro Sá Dias
Porto, 20/11/2024