"Divertida-mente" e a Psicologia

"Divertida-mente" e a Psicologia

Ao estudarmos Psicologia vemos o quanto estamos cercados dela. Na ciência, na educação, na área da saúde, e até mesmo no cinema. Os filmes "Divertida mente" e "Divertida mente 2" são ótimos exemplos disso. Mas qual é a relação entre esses filmes e a Psicologia? 

Assim que soube que teria que fazer esse portefólio, sabia que traria a temática desses filmes, pois além que gostar muito desde o seu lançamento (Divertida mente - 2015), realmente acredito que podemos retirar diversas aprendizagens e associações com a psicologia.

Os filmes "Divertida mente" e "Divertida mente 2" exploram de forma emocionante o funcionamento da mente humana, abordando conceitos que dialogam diretamente com a psicologia. O primeiro filme apresenta as emoções como personagens que vivem na mente de Riley, uma garota de 11 anos: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo. Essas emoções gerenciam suas reações e memórias, representando a complexidade do emocional humano. Quando Riley passa por grandes mudanças na sua vida suas emoções encontram-se desestabilizadas. A conclusão do primeiro filme é justamente mostrar a importância de cada emoção, até mesmo a Tristeza, que sempre é vista como ruim. 

No segundo filme, que explora a adolescência de Riley, as emoções enfrentam novos desafios com a chegada de sentimentos mais complexos, alinhados ao desenvolvimento dessa fase da vida. São apresentados o Tédio, a Inveja, a Vergonha e a Ansiedade. A adolescência, é marcada por mudanças na personalidade, na construção da identidade e na interação social, tornando esse período um terreno fértil para conflitos emocionais. Podemos também acompanhar a dificuldade da Riley em equilibrar essas novas emoções. Principalmente em relação a Ansiedade.

Eu, pessoalmente, gostei muito de ambos os filmes, porém aprecio mais o segundo, pois trata de assuntos sérios, desde a inveja e pressão do padrão social até mesmo a ansiedade e crises de pânico. Podemos também acompanhar o quão importante é buscar ajuda quando necessário.

Em conclusão, sabemos que o funcionamento da mente humana não é como relatado no filme, porém de forma divertida e fácil podemos conhecer mais e refletir. Esses filmes mostram de forma clara como as nossas emoções influenciam nossos pensamentos, comportamentos e decisões. Eles traduzem conceitos psicológicos importantes, como o papel do inconsciente e o desenvolvimento emocional, destacando a importância de reconhecer e valorizar nossas emoções para uma vida mais equilibrada. (Podemos relacionar com o conceito de Freud.)

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-196960/

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-307991/

Porto, 30/10/2024


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora