
Notícia 1
Crianças resgatadas na Colômbia estão "em estado de choque", mas fora de perigo
Crianças resgatadas na Colômbia estão "em estado de choque", mas fora de perigo
O ministro da Defesa da Colômbia visitou as crianças que estiveram desaparecidas durante 40 dias. Os menores estão em choque e "não dizem uma frase completa", mas apenas apresentam ferimentos leves.
As quatro crianças que estiveram desaparecidas durante mais de cinco semanas na floresta amazónica da Colômbia, depois de terem sobrevivido a um acidente de avião em que perderam a mãe, encontram-se fora de perigo, informou o ministro da Defesa colombiano, Iván Velásquez Gómez.
Os irmãos foram encontrados na sexta-feira, na província de Caquetá, após semanas de buscas pelos militares, comunidades indígenas e outros, e foram tratados por médicos militares antes de serem transportados para um hospital militar na capital Bogotá.
O Presidente colombiano, Gustavo Petro, e o ministro da Defesa, Iván Velásquez Gómez, visitaram as crianças no sábado de manhã. Lesly, de 13 anos, Soleiny, de nove, Tiene Noriel, de quatro, e Cristin Neriman, que celebrou o primeiro aniversário na floresta, ficaram 40 dias sozinhos. Sobreviveram com uma alimentação à base de sementes e farinha.
"Estão num estado de choque, o que é muito compreensível", resumiu Velásquez Gómez, citado pela rádio colombiana Caracol, numa conferência de imprensa depois da visita. "Têm de ter acompanhamento psicológico, foi uma experiência muito difícil. Não dizem uma frase completa", continuou, notando, no entanto, que as quatro crianças estão muito "atentas às conversas que [as pessoas estão a ter] em redor."
Segundo o médico militar Carlos Rincon, citado pela BBC, as crianças apresentam "deficiências nutricionais", mas sobreviveram apenas com "alguns ferimentos nos tecidos moles, mordidas e lesões na pele" e estão a ser hidratadas e estabilizadas. Ainda não comem sozinhas.
Os menores são os únicos sobreviventes de um acidente de avião que aconteceu no primeiro dia de Maio, quando um Cessna 206 que transportava sete pessoas se despenhou na província colombiana de Caquetá. Os três adultos presentes – o piloto, o co-piloto e líder da comunidade indígena, e a mãe das crianças – morreram na sequência do acidente e os seus corpos foram encontrados junto com o avião.
(excerto; notícia antiga)
https://www.publico.pt/2023/06/11/mundo/noticia/criancas-resgatadas-colombia-estao-estado-choque-perigo-2052928
Porto, 10/11/2024